Cuidados Básicos com seu Jabuti.



MANUTENÇÃO DE FILHOTES DE JABUTI:

  É extremamente importante manter seu filhote em ambiente aquecido. Em regiões como a Sul e Sudeste do Brasil principalmente, onde ocorrem oscilações grandes de temperatura, o filhote precisa ficar em um terrário fechado ( caixa de madeira com vidro ou acrilico na frente) com temperatura controlada o ano todo, circulação de ar, aquecimento feito por uma lâmpada de cerâmica ( não emite luz, apenas calor), deixando a temperatura regulada por um termostato. Ainda necessitam da lâmpada UVB para fixação do cálcio entre outros fatores.

  Nossa sugestão é regular o termostato em 28 graus de dia e 24 graus à noite, sempre!

COMO DEVE SER O TERRÁRIO:


  Caso more em uma região do país onde esta variação de temperatura é normal, não vai precisar usar a lâmpada de cerâmica, para aquecer o ambiente. Quando a temperatura fica abaixo de 22 graus os jabutis perdem muito de seu apetite, pois seu metabolismo é regulado pela temperatura.

  Seu jabuti vai precisar ainda de lâmpada (especial para répteis) que emite raios UVB. A POTÊNCIA DA MESMA DEPENDERÁ DO TAMANHO DO TERRÁRIO – esta iluminação vai fazer com que metabolize o alimento que ingerir, fixando ainda o cálcio na carapaça e nos ossos. É muito importante que siga estas recomendações relativas à temperatura e iluminação.

  Não coloque outro tipo de lâmpada, que pode aquecer demais ou ferir os olhos do animal.

Os filhotes de jabuti precisam de muita atenção aos cuidados aqui recomendados:

  Ao menos 3 vezes na semana coloque seu filhote por 15 minutos em um recipiente com 1 a 2 cm de água morna (uns 30 graus) - pois ali vai beber e se hidratar, e depois defecar. Ao acabar retire do recinto a vasilha com a água e as fezes.

  Caso more em local quente e crie o jabuti no jardim, deve tomar sol sempre com opção de sombra, em horários de sol brando. Não o deixe ao sol pleno, no chão de lajota ou cimento, pois com o excesso de calor pode morrer rapidamente, nem consegue procurar pela sombra. Evite colocar seu jabuti no cimento cru, que poderá machucar suas patas ou a parte de baixo, chamada plastrão.

  Vigie para que não fique por muito tempo virado com as pernas para cima, isso pode trazer problemas à saúde do animal.

  Caso perceba que ele sumiu, sempre procure em locais de sombra, buracos, raízes, embaixo de algo, ele sempre procura se esconder de predadores e do sol forte.

  Cuide com portões, ele passam por baixo facilmente e cuide ainda com cachorros e gatos que costumam morder o casco do jabuti, que não é tão resistente quanto parece, pode rachar e quebrar, seja com um tombo ou mordida.

  Seu filhote saiu do criadouro já desverminado e sugerimos que a cada 6 meses repita este processo, de acordo com a orientação de um veterinário.

  Num canto da toca do filhote procure colocar o musgo sphagnum (achado em casas de paisagismo, usado em orquídeas), poderá umedecer um pouco este material ( age como uma esponja) para que o filhote descanse em local úmido.

  Caso sinta que a umidade do ar está baixa (ou o filhote esteja de olhos colados) deverá borrifar água sobre o filhote, pois necessitam desta umidade. Não deixe o substrato encharcado, pois isso traria fungos ao casco do animal.

  Caso decida usar um aquaterrário de vidro, procure fechar ( pode ser com papel ) a visibilidade do filhote nos 15 cm de baixo, pois se ele enxergar através do vidro vai sempre tentar sair dali. Se nada enxergar vai se aquietar no espaço oferecido.

  O substrato ideal pode ser um carpete ou forração. Tenha sempre 2 e higienize semanalmente. Na falta do carpete pode usar 50 % terra e 50% areia fina ou até mesmo jornal.

  Um jabuti não deve se alimentar sobre areia grossa (pois causa impactação). A comida deve ser sempre oferecida em um pratinho limpo.

   Para fornecer uma fonte extra de cálcio coloque no recinto um osso de siba, comprado em aviários e se o animal sentir falta, vai mordiscar.

  Não se preocupe se o filhote comer fezes de algum outro animal ou a própria, nesta espécie isso é bem comum.

  Seu filhote sai deste criadouro com uns 8 meses de vida e já microchipado.

  Poderá descobrir o sexo ao notar que no macho a barriga passa a apresentar uma concavidade e as fêmeas tem plastrão reto. A cauda do macho se torna mais longa que a da fêmea. Demora alguns anos para visualizar estas mudanças fisiológicas.

  Caso seu animal apresente algum sintoma de doença, como falta de apetite, casco mole, letargia, ruídos estranhos, não hesite em procurar um veterinário. Lembre-se ainda que é sempre mais fácil seguir as dicas acima que fazer um réptil retornar à saúde.

  A temperatura controlada será vital para que seu filhote de jabuti tenha um bom desenvolvimento e viva 100 anos.

 ATENÇÃO!

  Algumas situações podem levar um jabuti à morte súbita:

  A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra.

  Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, plantas venenosas ou ingestão de objetos estranhos.

  Quedas, afogamento ou mordidas de animais.

 PARA CRIAR SEU JABUTI ( JUVENIL OU ADULTO) EM ESPAÇO COM JARDIM E GRAMA:

  Você pode delimitar um espaço com simplicidade para seu filhote, com 30 cm de altura usando tábuas ou tijolos, ele vai ficar dentro do cercadinho. Para sombra pode usar uma goiva por exemplo, um tronco, um arbusto, telhas, etc. Construa assim uma casinha para seu jabuti. Neste local providencie água com acesso onde ele possa entrar, com aproximadamente 1 cm de profundidade… um prato raso seria perfeito, pode raspar o chão e afundar o prato no nível do solo.

  É importante que seu jabuti juvenil ou adulto tenha acesso à radiação solar direta, sem passar por vidros. Verá que o jabuti procura sol em horários brandos e é importante que tenha boa opção de sombra para se esconder.

  Para esta espécie a temperatura de conforto é de 22 a 30 graus, assim, abaixo de 15 graus deve ser colocado dentro de casa, em local com temperatura mais agradável.

  Adoram dias chuvosos, saem para passear. Precisam de uma toca para se esconder do sol forte. Saem dela pela manhã e ao entardecer.

   Se seu jabuti é juvenil ou adulto e mora no jardim, lembre que em dias mais frios eles não conseguem metabolizar o alimento e podem morrer, devido ao apodrecimento do mesmo no estômago. Assim, se for alimentar em dias frios, apenas as folhas verdes são sugeridas.

  Jabutis adoram pastar e em seu gramado vão achar trevos, plantinhas, insetos, e a própria grama para explorar. Não ofereça carne ou ovo, a ração indicada no cardápio abaixo é proteína suficiente para esta espécie.

 MUITO CUIDADO!

  Existem plantas que são consideradas venenosas para os jabutis, portanto pedimos que evitem soltar seu jabuti onde se encontram estas espécies de plantas:

  HORTÊNSIA, TABACO, BERINGELA, ABACATE, PIMENTAS, AZALÉA, TREMOÇO, NARCISO, LÍRIO DO VALE, DEDALEIRAS, VISCO, RODODENDRO, RUIBARBO, HELÉBORO, AÇAFRÃO, MARGARIDA AMARELA DO CAMPO, MARIA SEM VERGONHA, ERVA DE SÃO JOÃO, PEÔNIA, LOBÉLIA, ACÔNITO.

  ALIMENTAÇÃO DE MODO GERAL (Filhotes e adultos):

  Alimentos que não são indicados para jabutis, pois contém substâncias que os prejudicam:

  Espinafre, couve , alface , tomates, morangos, abacate, banana, laranja e outras frutas cítricas.

  EXEMPLO DE CARDÁPIO E ROTINA A SEGUIR:

  Segunda-feira: banho morno e depois: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Radite, Dente – de – leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão ( cultive em casa).

  Terça-feira: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Radite, Dente – de – leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão ( cultive em casa).

  Quarta-feira:banho morno e depois: Cenoura ralada, Beterraba ralada, Abóbora cozida, Batata doce cozida

  Quinta-feira: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Dente – de – leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão ( cultive em casa).

  Sexta-feira, banho morno e depois: ração para tigredagua da marca SERA baby umedecida à vontade.

  Sábado: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Radite, Dente–de–leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão ( cultive em casa).

  Domingo: Ração da marca SERA baby para tigredagua ( uma colher de chá), misturada em uma destas frutas picadas: Manga, Goiaba, Amora, acerola, Pitanga, Mamão papaya.

  Estamos à disposição e caso tenham dúvidas, podem nos contatar.

  Boa sorte com seu mascote!

  (41) 3462-4134

Quer comprar um Jabuti? É fácil e rápido!

Você pode comprar seu filhote online em nosso site, que enviaremos para sua casa por transportadora, em qualquer lugar do Brasil.

Comprar já.

Ficou com alguma dúvida? Quer mais informações?

Estamos a disposição para atendê-lo. Aguardamos seu contato: +55 (41) 3462-4134 ou tigredagua@terra.com.br