Cuidados Básicos com seu Jabuti.



MANUTENÇÃO DE FILHOTES DE JABUTI:

  Até os 2 anos de vida, os filhotes de jabuti precisam de muita atenção aos cuidados aqui recomendados. Todos os dias coloque seu filhote por 15 minutos em uma bacia com água morna (uns 30 graus) - pois ali vai beber e se hidratar, e depois defecar. Depois o coloque em local próximo á lâmpada de aquecimento e alimente-o. Não o deixe ao sol pleno, no chão de lajota ou cimento, pois com o excesso de calor pode morrer rapidamente, nem consegue procurar pela sombra. Evite colocar seu jabuti no cimento cru, que poderá machucar suas patas ou a parte de baixo, chamada plastrão.

  Caso perceba que ele sumiu, sempre procure em locais de sombra, buracos, raízes, embaixo de algo, ele sempre procura se esconder de predadores e do sol forte. Cuide com portões, ele passam por baixo facilmente e cuide ainda com cachorros e gatos que costumam morder o casco do jabuti, que não é tão resistente quanto parece, pode rachar e quebrar, seja com um tombo ou mordida.

  Seu filhote saiu do criadouro já desverminado e sugerimos que a cada 6 meses repita este processo, de acordo com a orientação de um veterinário.


ATENÇÃO:

 Apenas 2 situações podem levar um jabuti á morte súbita:

  A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra.

  Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, ou plantas venenosas.


MUITO CUIDADO! 

Existem plantas que são consideradas venenosas para os jabutis, portanto pedimos que evitem soltar seu jabuti onde se encontram estas espécies de plantas: HORTÊNSIA, TABACO, BERINGELA, ABACATE, PIMENTAS, AZALÉA, TREMOÇO, NARCISO, LÍRIO DO VALE, DEDALEIRAS, VISCO, RODODENDRO, RUIBARBO, HELÉBORO, AÇAFRÃO, MARGARIDA AMARELA DO CAMPO, MARIA SEM VERGONHA, ERVA DE SÃO JOÃO, PEÔNIA, LOBÉLIA, ACÔNITO.

 

ALIMENTAÇÃO EM DIAS FRIOS:

  Em tempos mais frios ( abaixo de 22 graus) os jabutis perdem muito de seu apetite, pois seu metabolismo é regulado pela temperatura.

  PORTANTO não ofereça a ração, nem carne ou frutas ao seu jabuti em dias de temperatura abaixo de 22 graus, pois no frio eles não conseguem metabolizar o alimento e podem morrer, devido ao apodrecimento do mesmo no estômago.

  Se for alimentar em dias frios, apenas as folhas verdes são sugeridas.

 

ALIMENTAÇÃO EM DIAS MAIS QUENTES:

  Sugerimos que ofereça frutas 3 vezes na semana, como manga, banana, uva, goiaba, melancia,amora, mamão,laranja, melão... mas evite os morangos, por ter muito veneno envolvido. Evite ainda o abacate, que faz mal a esta espécie.

  Ofereça também folhas verdes 3 vezes na semana, menos espinafre e alface. Sempre devem ser muito bem lavadas, pois contêm muito agrotóxico, ou melhor ainda, utilize folhas orgânicas. Eles adoram brócolis, couve, acelga, repolho, agrião, rúcula, cenoura raladinha, pepino, abóbora cozida, batata doce cozida, beterraba ralada. Tomates não são indicados para jabutis, pois contem substâncias que o prejudicam.

  Uma vez na semana ofereça a ração própria para jabutis, umedecida.

  Procure polvilhar sobre a comida dos filhotes todo dia o pó de cálcio, ou carboneto de cálcio, se puder mandar manipular melhor ainda, já faça com Vitamina D 3. Polvilhe sobre os alimentos que for oferecer. É muito importante para a boa fixação destes nutrientes quando estiverem no banho de sol.

  Uma vez a cada 15 dias poderá oferecer no lugar da ração a carne moída crua ou um ovo cozido. Se for ovo de codorna cozido, pode ser com casca.

  Não se preocupe se o ver comendo fezes de algum outro animal ou a própria, nesta espécie isso é bem comum.

 

PARA CRIAR SEU JABUTI EM ESPAÇO COM JARDIM E GRAMA:

   Você pode delimitar um espaço com simplicidade para seu filhote, usando tábuas, uma tela ou tijolos, ele vai ficar dentro do cercadinho. Para sombra pode usar uma goiva por exemplo, um tronco, um arbusto, telhas, etc. construa assim uma casinha para seu jabuti. Neste local providencie água com acesso onde ele possa entrar, com aproximadamente 1 cm de profundidade… um prato raso seria perfeito, pode raspar o chão e afundar o prato no nível do solo.

  Jabutis adoram pastar e em seu gramado vão achar trevos, plantinhas, insetos, e a própria grama para explorar.

   É importante que seu jabuti tenha acesso à radiação solar sem passar por vidros. Verá que o jabuti procura sol em horários brandos e é importante que tenha boa opção de sombra para se esconder.

   Para esta espécie a temperatura de conforto é de 22 a 30 graus, assim, abaixo de 15 graus deve ser colocado dentro de casa, em local com temperatura mais agradável.

  Para que um jabuti morra de frio, a temperatura deve estar abaixo de zero graus, mas mesmo assim lembre de colocar para dentro de local mais aquecido.

 

Exemplo de cardápio para imprimir:

  Segunda-feira: frutas (manga, banana, uva, goiaba, melancia, amora, mamão, laranja, melão).

  Terça-feira: folhas verdes (salsinha, brócolis, couve, acelga, repolho, agrião, rúcula, cenoura raladinha, pepino, abóbora cozida, batata doce cozida, beterraba ralada).

  Quarta –feira: se estiver calor... ração própria para a espécie.

  Quinta – feira: frutas (manga, banana, uva, goiaba, melancia, amora, mamão,laranja, melão).

  Sexta- feira: folhas verdes (salsinha, brócolis, couve, acelga, repolho, agrião, rúcula, cenoura raladinha, pepino, abóbora cozida, batata doce cozida, beterraba ralada).

  Sábado: frutas (manga, banana, uva, goiaba, melancia, amora, mamão,laranja, melão).

  Domingo: folhas verdes (salsinha, brócolis, couve, acelga, repolho, agrião, rúcula, cenoura raladinha, pepino, abóbora cozida, batata doce cozida, beterraba ralada).

  A cada 15 dias: se estiver calor... carne moída crua ou um ovo cozido.

 

PARA CRIAR SEU JABUTI EM UM APARTAMENTO OU LOCAL SEM JARDIM:

  Para filhotinhos de jabuti, o ideal tratamento seria um terrário, próprio para répteis, com temperatura controlada, substrato apropriado e luz com raios UV.

  Enquanto não constrói seu terrário, pode usar uma bacia grande e rasa, forrada com pó de côco, que encontra em casas de jardinagem. Pode comprar ali mesmo um musgo chamado Sphagnum e colocar sobre o pó de côco. Afunde neste substrato um prato raso com a água que vai oferecer ao filhote.

  Como ele não terá grama para pastar, deve oferecer quatro vezes por semana as folhas verdes (brócolis, couve, acelga, repolho, agrião, rúcula). Nunca ofereça espinafre e alface para seu jabuti, pois contém substâncias que o prejudicam. Sempre devem ser bem lavadas, pois contêm muito agrotóxico, ou melhor ainda, utilize folhas orgânicas. Tomates não são indicados para jabutis, pois contem substâncias que o prejudicam.

  Ofereça a ração própria para a espécie 1 vez na semana e as frutas indicadas 3 vezes na semana.

  Caso não tenha a lâmpada especial para répteis, ao menos 2 vezes na semana, deve ter acesso aos raios de luz solar, que não deve ser através do vidro da janela, melhor que abra a mesma, para que os raios UV penetrem no ambiente, mesmo em dias nublados a radiação estará presente.

  Caso sinta que a umidade do ar está baixa deverá borrifar água sobre o filhote, pois necessitam desta umidade. Num canto do recinto procure colocar o musgo sphagnum ou fibra de côco desfiada, poderá umedecer um pouco este material para que o filhote descanse em local úmido.

  Caso decida usar um aquaterrário de vidro, procure fechar ( pode ser com papel ) a visibilidade do filhote nos 15 cm de baixo, pois se ele enxergar através do vidro vai sempre tentar sair dali. Se nada enxergar vai se aquietar no espaço oferecido.

Quer comprar um Jabuti? É fácil e rápido!

Você pode comprar seu filhote online em nosso site, que enviaremos para sua casa por transportadora, em qualquer lugar do Brasil.

Comprar já.

Ficou com alguma dúvida? Quer mais informações?

Estamos a disposição para atendê-lo. Aguardamos seu contato: +55 (41) 3462-4134 ou tigredagua@terra.com.br